sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Museu Histórico Sorocabano




Pessoal, esse post será o primeiro de muitos que farei sobre os pontos turísticos de Sorocaba. Sou suspeito em falar bem dessa cidade, pois nasci e me criei aqui. Quero compartilhar com vocês, através desses pontos turísticos, essa maravilhosa cidade interiorana que também é conhecida por Manchester Paulista. Divirtam-se.

História 

Uma visita ao Museu Histórico Sorocabano é uma viagem no tempo e na vida de Sorocaba. Seu rico acervo, que começou a ser formado no início do século passado, conta - pelos objetos e documentos ali expostos - toda a história do surgimento da cidade e seus ilustres moradores e personalidades, muitos com participação ativa na formação e desenvolvimento de Sorocaba e do País. 

Segundo consta registrado em livro próprio, o casarão que abriga o Museu foi doado pelo Brigadeiro Rafael Tobias de Aguiar, como dote pelo casamento de sua irmã com o Capitão Chico. O casarão foi construído em 1780 e hospedou, entre outras personalidades ilustres, a Marquesa de Santos (Domitila de Castro) quando da realização de seu casamento com o Brigadeiro Tobias, em 1842. 

De objetos arqueológicos, passando pela etnologia, os primeiros bandeirantes que por aqui passaram; a instalação e atuação da Real Fábrica de Ferro Ipanema, o Ciclo do Tropeirismo, a Revolução Liberal de 1842, a implantação da indústria têxtil, tudo isso está registrado no Museu Sorocabano. Urnas funerárias e artefatos indígenas também constam do acervo, preservando relíquias que atraem visitantes de toda a região. 

Para facilitar a identificação pelos visitantes, tudo está dividido em 12 seções distintas: arquitetura, antropologia, ciências naturais, alfaia (objetos de uso pessoais), arte, diplomática, documentação, transporte e história de Sorocaba. Entre as peças raras, estão armas, móveis e utensílios que pertenceram ao casal Brigadeiro Tobias e Domitila de Castro. Óleos sobre tela retratam o Ciclo do Tropeirismo e dos Bandeirantes, entre outras preciosidades. 

Anexo ao Museu existe também o Centro Cultural "Antônio Francisco Gaspar", onde se encontra o Arquivo Histórico de Sorocaba. 

Fundação 

A ideia da criação de um espaço para preservar a memória de Sorocaba nasceu no inicio do século passado. Mas realmente só começou a sair do papel em 1944, quando historiadores, com apoio das autoridades municipais, da imprensa e da população, começaram a arrecadar documentos e objetos. No entanto, a pouca adesão esfriou o projeto. 

Oito anos depois, com a proximidade do terceiro centenário de fundação de Sorocaba, o então prefeito Emerenciano Prestes de Barros nomeou diversas comissões para cuidar dos festejos. O fato ocorreu no dia 17 de setembro de 1952 e dentre as missões estava a de organizar o Museu Histórico. 

A comissão, presidida pelo professor Renato de Sá Fleury, trabalhou intensamente e conseguiu organizar o Museu em algumas salas do antigo prédio do Gabinete de Leitura Sorocabano. A inauguração ocorreu na tarde do primeiro dia de comemorações do III Centenário da Fundação de Sorocaba, em 3 de março de 1954. 

O Museu Histórico Sorocabano abre à visitação pública de terça a domingo, das 9 às 16h30, e para pesquisa de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30.


fonte: Prefeitura de Sorocaba – Secretaria de Comunicação 
tels: (15) 32382499 / 2496/2499 

4 comentários:

  1. mt ruim o site não achei o q estava procurando

    ResponderExcluir
  2. hhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhoooooooooooooooooorrrrrrrrrrrrrrrrrriiiiiiiiiiiiiiiivvvvvvvvvvveeeeeeeeeeeeellllllllll esse site ñ achei nd q estava procurando

    ResponderExcluir
  3. Horrivel esse site não achei nada q estava procurando!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Talvez esse não seja o canal para você procurar o que deseja. Tente esse aqui: http://www.gay.com/

    ResponderExcluir