quarta-feira, 11 de maio de 2011

Itaíba/PE - Cidade natal de minha esposa


Pessoal, resolvi levantar alguns dados da cidade natal de minha esposa. Ela é pernambucana e eu sou paulista. O destino nos uniu quando eu tinha 19 anos e ela 15, seis anos após a chegada dela e sua família para acompanhar o tratamento de saúde de seu irmão. Quis o destino que ele fosse para o céu com Jesus Cristo, porém sua família permaneceu aqui em São Paulo. Portanto, essa é uma homenagem que faço a essa família pernambucana de fibra.


História de ITAÍBA/PE
No início do século XIX, Itaíba era um vilarejo em torno da capelinha de Nossa Senhora da Conceição, chamado Pau Ferro. Foi distrito de Águas Belas. Seu nome foi modificado para Itaíba por proposta da Comissão Administrativa do Estado, conforme costume da época de utilizar nomes tupis para os nomes das vilas e cidades. Assim, o nome Pau Ferro foi convertido para o Tupi: itá: pedra ou metal + iba: árvore.
O município foi criado em 1958 e instalado em 28 de abril de 1962.

Distância: Cidade está situada a 331 Km de Recife.

Limites: O município de Itaíba está localizado na mesorregião Agreste e na Microrregião Vale do Ipanema do Estado de Pernambuco, limitando-se a Norte: Tupanatinga, Sul: Estado de Alagoas, Leste: Aguas Belas e Buique e Oeste: Estado de Alagoas e Manari.

Clima/Temperatura: O clima é do tipo Tropical Semi-árido quente Chuvoso, com verão seco. A estação chuvosa se inicia em janeiro/fevereiro com término em setembro, podendo se adiantar até outubro.A Temperatura Média anual 24,1°c.

Relevo: O município de Itaíba, está inserido predominantemente na unidade geoambiental do Planalto da Borborema, formada por maciços e outeiros altos, com altitude variando entre 650 a 1.000 metros. Ocupa uma área de arco que se estende do sul de Alagoas até o Rio Grande do Norte. O relevo é geralmente movimentado, com vales profundos e estreitos dissecados.

Hidrografia: Itaíba pertence a Bacia do Rio Ipanema, tendo como tributários pequenos riachos temporários como: Santa Maria, Mandacaru, Tapera, Pantas, Riacho do Mel e outros. Apresenta capacidade de armazenamento de água em barragens com volume acumulado de aproximadamente 476.457 m². O abastecimento de água na sede do município, distrito de Negras e Povoados de Jirau e Salgadinho é realizado por poços artesianos perfurados no município de Tupanatinga/Moxotó, no lençol da bacia do Jatobá.

Geologia/solo: O município de Itaíba encontra-se inserido, geologicamente, na Província Borborema, sendo constituído pelos litotipos dos complexos Cabrobó e Belém do São Francisco, das suítes Intrusiva Leucocrática Peraluminosa, Chorrochó, Peraluminosa Xingó e Calcialcalina de Médio a Alto Potássio Itaporanga, dos Granitóides Indiscriminados, e dos sedimentos da Formação Tacaratu. Com respeito à fertilidade dos solos é bastante variada, com certa e predominância de média para alta. Nas Superfícies suave onduladas a onduladas, ocorrem os Planos solos, medianamente profundos, fortemente drenados, ácidos a moderadamente ácidos e fertilidade natural média e ainda os Podzólicos, que são profundos, textura argilosa, e fertilidade natural média a alta. Nas Elevações ocorrem os solos Litólicos, rasos, textura argilosa e fertilidade natural média. Nos Vales dos rios e riachos, ocorrem os Planos solos, medianamente profundos, imperfeitamente drenados, textura média/argilosa, moderadamente ácidos, fertilidade natural alta e problemas de sais. Ocorrem ainda Afloramentos de rochas.

Vegetação: A vegetação desta unidade é formada por Florestas Subcaducifólica e Caducifólica, próprias das áreas agrestes.


MAIS UM POUCO DE ITAÍBA/PE
Fundação: 1958
Altitude: 478m 
População: 23.811 habitantes
Área Total: 1.073,2km² 
Densidade Demográfica: 22,19hab/km²
CEP: 56550-000




Igreja Matriz Nossa Senhora Mãe dos Homens



Igreja Batista



Prefeitura



Prefeitura



Panorâmica



Panorâmica



Ponte Itaíba



Palestra dos Trabalhadores Rurais de Itaíba



Negras/PE - Sede provisória da Congregação Batista



Negras/PE



Negras/PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário