quarta-feira, 30 de maio de 2012

Destruição do meio ambiente - Mar de Aral


Veja as mudanças no mar de Aral nos último dez anos - Fonte: Nasa
O Mar de Aral corresponde a um imenso lago constituído de água salgada que se encontra no centro do continente asiático, esse é considerado um mar interior que se estabelece entre o Cazaquistão (norte) e o Uzbequistão (sul). Até 1960 ocupava uma área de 68 mil quilômetros quadrados, extensão essa que o colocava como o quarto maior lago do mundo.

   
O Mar de Aral é testemunho de uma grande catástrofe ambiental, em menos de trinta anos perdeu tamanho de forma considerável causado pela ação antrópica, mais especificamente pelo desvio de parte de suas águas que foram destinadas à irrigação.

 

Atualmente, o Mar de Aral conta com aproximadamente metade de seu volume original, ao passo que o percentual de salinidade obteve uma grande elevação em seus níveis, reduzindo de forma significativa a quantidade de vida silvestre (fauna e flora). As 178 espécies de animais diminuíram drasticamente para 38, além disso, a atividade pesqueira que produzia cerca de 25.000 toneladas anuais atualmente não existe mais, por causa da grande intensidade de sal que não favorece o povoamento de peixes.

 

O ponto de partida para a destruição do Mar de Aral ocorreu a partir da implantação do governo da ex-União Soviética, do cultivo de extensas áreas de algodão, com aplicação de agrotóxico e substâncias para desfolhar as plantas.

 

O uso desenfreado de insumos agrícolas (fertilizantes, herbicidas, inseticidas entre outros) promoveu um elevado volume de mortalidade infantil proveniente de doenças que foram passadas de forma hereditária, sem contar a perda de vidas selvagens, como peixes e outros animais.



 


Por Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola


terça-feira, 29 de maio de 2012

Meu filho entrou no quarto e eu estava...


Como explicar o que papai e mamãe estavam fazendo na cama? A sexóloga Fátima Protti responde!


“Outro dia meu filho de cinco anos entrou no quarto e eu estava fazendo sexo com o meu marido. Logo que percebemos, paramos tudo, mas eu fiquei muito sem graça e sem saber o que fazer. Acabei falando que a mamãe e o papai estavam ‘namorando’, mas não sei se fiz certo. Como devo lidar com isso?”. Mariana, São Paulo.

Cara leitora, saiba que o seu caso é muito comum. As crianças sempre nos colocam em saias justas com perguntas sobre sexo. No seu caso, que foi surpreendida, o constrangimento é ainda maior.
Mas você resolveu bem a questão. Uma criança de cinco anos é muito pequena e ainda não formou conceitos específicos sobre sexo e sexualidade, portanto a resposta deve ser muito simples – inclusive compatível com o universo verbal dos pequenos. Na maioria dos casos, a curiosidade não vai além do que foi visto e a explicação deve se limitar à situação. A resposta deve ser generalizada, deixando os detalhes de lado (nesse caso).
Certa vez uma menininha de cinco anos perguntou para a sua mãe como os bebês iam parar dentro da barriga. A mãe, preocupada em não deixar a criança com dúvidas, explicou tudo sobre os genitais masculinos, femininos, óvulos e espermatozoides. Ao final, quis saber se a criança havia entendido, e a pequena respondeu: “Eu só quero saber como o bebê vai parar dentro da barriga”. Resumo da história: muita informação para nada.
Em outra situação parecida, um pai ao ser indagado pela filha de seis anos sobre o que era camisinha, respondeu constrangido que era “uma camisa pequenininha”, e ela replicou: “Não foi sobre isso que eu te perguntei”.
Ao falar de sexo muitos pais se desesperam e acabam exagerando na explicação ou banalizando de forma fantasiosa. Então antes de responder, verifique o que a criança já entende e dê as respostas na medida certa para ela. Cada caso é um caso, mas o certo é que você não deve fugir do assunto, evitando gerar maior expectativa, fantasias e curiosidade.
Se for pego de “calça curta”, não diga qualquer coisa nem faça cara de terror. Peça alguns minutinhos para responder, assim você ganha tempo para bolar uma resposta adequada.
É preciso ensinar desde cedo que a privacidade é importante e que as pessoas precisam ter um espaço só para elas, e com os pais não é diferente. Fechar a porta do quarto para transar é uma boa maneira de ensinar isso, além de evitar constrangimentos. Caso a criança questione, diga que vocês precisam ficar sozinhos para namorar.
E lembre-se: tente agir na medida do possível com naturalidade e fale a verdade, isso desenvolve a confiança das crianças nos pais.
Fonte: IG

sábado, 19 de maio de 2012

Entenda as regras de traje social


Recebeu um convite de casamento e o pedido de traje parece grego pra você? Calma. Tenue de Ville e Black Tie tem explicação.
A personal stylist Manu Carvalho é quem desmistifica as regras de traje e ensina o que usar em cada ocasião. Entenda as regras de traje social para festas.

Festa  Como manda o figurino

Se o convite pede "esporte" fica fácil. As mulheres podem usar vestidos, tops, calças e até camisetas. As bolsas podem ser maiores também. O seu acompanhante pode usar calça de sarja ou jeans e camisa pólo com mocassins.
Ocasiões mais formais podem pedir traje "passeio", "esporte fino" ou "tenue de ville". "As mulheres devem usar o cocktail dress, que é o vestido na altura do joelho, tops e saias", indica Manu. Durante o dia, prefira cores claras. "As bolsas devem ter tamanho entre médio e pequeno e o salto dos sapatos deve ser do médio ao alto". Se for com acompanhada, ensine o gato que gravata é necessária depois das 18h. "Durante o dia, o terno claro tem melhor caimento e pode ser usado com sapatos marrons".
"Passeio completo" ou "social" pede ainda mais formalidade. "As roupas femininas devem ter tecidos nobres e sofisticados, bolsas menores e saltos altos", explica a personal. Nesse caso, até as jóias são mais elaboradas. Para os homens, tudo simples, como sempre. A dica de Manu é preferir terno escuro, camisa social, gravata e sapatos pretos.
131915 traje de passeio social Traje Passeio Completo   Feminino e Masculino
O mais formal da lista de trajes é o "a rigor", "black tie" ou "tênue de soirée". Se trata de roupa de gala e as mulheres devem preferir vestidos longos ou curtos sofisticados, com muito brilho. As bolsas diminuem de tamanho e tem espaço apenas para o batom. Maquiagem, cabelo e acessórios são bem mais elaborados. "A ocasião permite um look mais dramático", garante Manu. "O homem deve usar smoking, que exige camisa branca com pregas na frente, gravata borboleta e faixa na cintura. Normalmente se usa o traje preto com detalhes em cetim. Entretanto, no calor, é possível usar o chamado ‘smoking summer’, que é o mesmo traje, mas com o paletó branco".
Por Sabrina Passos
Fonte: vila mulher

Ame apenas... (Madre Tereza de Calcutá)