terça-feira, 29 de maio de 2012

Meu filho entrou no quarto e eu estava...


Como explicar o que papai e mamãe estavam fazendo na cama? A sexóloga Fátima Protti responde!


“Outro dia meu filho de cinco anos entrou no quarto e eu estava fazendo sexo com o meu marido. Logo que percebemos, paramos tudo, mas eu fiquei muito sem graça e sem saber o que fazer. Acabei falando que a mamãe e o papai estavam ‘namorando’, mas não sei se fiz certo. Como devo lidar com isso?”. Mariana, São Paulo.

Cara leitora, saiba que o seu caso é muito comum. As crianças sempre nos colocam em saias justas com perguntas sobre sexo. No seu caso, que foi surpreendida, o constrangimento é ainda maior.
Mas você resolveu bem a questão. Uma criança de cinco anos é muito pequena e ainda não formou conceitos específicos sobre sexo e sexualidade, portanto a resposta deve ser muito simples – inclusive compatível com o universo verbal dos pequenos. Na maioria dos casos, a curiosidade não vai além do que foi visto e a explicação deve se limitar à situação. A resposta deve ser generalizada, deixando os detalhes de lado (nesse caso).
Certa vez uma menininha de cinco anos perguntou para a sua mãe como os bebês iam parar dentro da barriga. A mãe, preocupada em não deixar a criança com dúvidas, explicou tudo sobre os genitais masculinos, femininos, óvulos e espermatozoides. Ao final, quis saber se a criança havia entendido, e a pequena respondeu: “Eu só quero saber como o bebê vai parar dentro da barriga”. Resumo da história: muita informação para nada.
Em outra situação parecida, um pai ao ser indagado pela filha de seis anos sobre o que era camisinha, respondeu constrangido que era “uma camisa pequenininha”, e ela replicou: “Não foi sobre isso que eu te perguntei”.
Ao falar de sexo muitos pais se desesperam e acabam exagerando na explicação ou banalizando de forma fantasiosa. Então antes de responder, verifique o que a criança já entende e dê as respostas na medida certa para ela. Cada caso é um caso, mas o certo é que você não deve fugir do assunto, evitando gerar maior expectativa, fantasias e curiosidade.
Se for pego de “calça curta”, não diga qualquer coisa nem faça cara de terror. Peça alguns minutinhos para responder, assim você ganha tempo para bolar uma resposta adequada.
É preciso ensinar desde cedo que a privacidade é importante e que as pessoas precisam ter um espaço só para elas, e com os pais não é diferente. Fechar a porta do quarto para transar é uma boa maneira de ensinar isso, além de evitar constrangimentos. Caso a criança questione, diga que vocês precisam ficar sozinhos para namorar.
E lembre-se: tente agir na medida do possível com naturalidade e fale a verdade, isso desenvolve a confiança das crianças nos pais.
Fonte: IG

Nenhum comentário:

Postar um comentário