terça-feira, 31 de maio de 2011

Afinal... Frutas engordam?

As calorias das frutas têm sido objeto de grande confusão por parte de pessoas que querem emagrecer. Por conta de algumas interpretações equivocadas de resultados de pesquisas, muita gente – incluindo especialistas – passou a afirmar que as frutas engordam.

Primeiro, é necessário entender que qualquer alimento “engorda”, pois todos possuem calorias. Dito isso, vamos ao principal ponto da confusão: carboidratos, especialmente a frutose.

Quando o Dr. Robert Atkins provou que eram os carboidratos e não as gorduras os principais responsáveis pela epidemia de obesidade que engorda a população norte-americana, um grande erro foi cometido. As frutas, por serem compostas basicamente de carboidratos, foram colocadas no mesmo pacote que os demais vilões.
Na dieta do Dr. Atkins, por exemplo, você pode comer bacon frito, mas não pode comer banana. Há algum sentido nisso?

As frutas são – junto com as verduras – os alimentos mais nutritivos que o ser humano pode consumir. Bani-las do cardápio não é apenas contraproducente, é um risco à própria saúde.

O que os nutricionistas concordam hoje é que os carboidratos refinados (artificiais) é que são os responsáveis por tantas pessoas gordas ao redor do mundo. Os principais vilões são o açúcar (sacarose) e a farinha de trigo refinada. Por conta disso, doces, massas, pães, tortas, sorvetes e tudo o mais que for feito com açúcar e farinha de trigo deve ser evitado do cardápio.

O açúcar das frutas, diferente dos carboidratos refinados, não gera os picos de insulina que são responsáveis pelo acúmulo de gordura no corpo. Elas podem ser consumidas sem esse peso na consciência.
Caso você esteja na Dieta Atkins ou algum outro tipo de dieta cetogênica cíclica, as frutas não podem fazer parte do cardápio. Isso porque os carboidratos da fruta serão utilizados como fonte primária de energia e impedirão o organismo de entrar em cetose.

Calorias das frutas

É difícil engordar com uma dieta a base de frutas e outros alimentos naturais. O consumo de alimentos industrializados, sobretudo com os já citados carboidratos refinados, é que levam à obesidade.

Frutas só engordam se você comer mais calorias do que gasta, o que significa muita fruta.

As frutas que engordam, nesse caso, são as caloricamente mais densas: abacate, açaí, banana e manga. Quando mais água tiver na fruta, menos calorias ela terá. Por isso que melancia, melão e kiwi estão entre as frutas que possuem menos calorias.

Concluindo. Se você quer emagrecer com saúde, deve retirar do cardápio os alimentos industrializados. As frutas devem estar entre as suas primeiras opções na hora de montar uma dieta equilibrada. Consulte seu nutricionista.

Tabela de calorias das frutas
Fonte: aqui e aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário