terça-feira, 31 de maio de 2011

As transformações do Rio para as Olimpíadas de 2016

O Comitê Olímpico Internacional atribui ao Brasil e, mais concretamente, à cidade do Rio de Janeiro, a responsabilidade de organizar olimpíadas de 2016. É o primeiro país sul-americano a organizar este evento internacional, sendo igualmente a primeira edição em português. Conheça as transformações arquitetónicas que se irão operar um pouco por todo o Rio de Janeiro.

arquitectura olimpiadas 2016 brasil rio janeiro

Após oito tentativas que se revelaram infrutíferas, em 2009 o Brasil conseguiu vencer a candidatura para país anfitrião dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016, tendo apostado na cidade do Rio de Janeiro como anfitriã. Esta nomeação, disputada com países como Estados Unidos da América (com a cidade de Chicago), Espanha (com Madrid) e Japão (com Tóquio), envolveu uma enorme campanha de marketing, avaliada em 80 milhões de dólares.

Esta campanha teve como pretexto a reutilização de várias infraestruturas já existentes, assim como a revitalização de vários locais nevrálgicos do Rio de Janeiro. O comité olímpico vê no projeto uma tentativa de melhorar a qualidade de vida dos habitantes da cidade, tal como em anteriores cidades anfitriãs: Barcelona (1992), Atlanta (1996), Sydney (2000) e, mais recentemente, Pequim (2008).

Uma vez que em 2007 o Rio de Janeiro organizou os Jogos Pan-Americanos, em 2011 receberá os Jogos Mundiais Militares, em 2013 a Copa das Confederações e, em 2014, a Copa do Mundo, para 2016 apenas 26% das instalações existentes no projecto olímpico terão que ser construídas de raiz. Da totalidade de obras apresentadas no dossier olímpico, mais de metade já estava nos gabinetes de arquitectura, uma vez que grande parte delas serão construídas para esses eventos que irão anteceder os Jogos Olímpicos de 2016. É o caso da reforma do Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão), do estádio Maracanã e do famoso Sambódromo.

arquitectura olimpiadas 2016 brasil rio janeiro

As restantes intervenções foram adequadas às características naturais do Rio, através da utilização do Plano Director da cidade, englobando obras que estão previstas há décadas, como a revitalização do Porto, a construção de novos anéis rodoviários ligando a Baixa às zonas Norte e Oeste, a despoluição das lagoas de Jacarepaguá e a preservação da floresta da Tijuca (a maior floresta urbana do mundo) com a plantação de 24 milhões de árvores até 2016.

Assim sendo, apenas um terço do investimento será destinado propriamente à organização e às instalações para a realização dos Jogos. O evento vai decorrer em 33 locais, dos quais 8 são edifícios construídos para os Jogos Pan-americanos 2007, 11 serão novos edifícios e 11 vão ser estruturas temporárias. No que concerne ao alojamento, a cidade terá mais 25 000 leitos e outros 8500 poderão ser fornecidos em navios de cruzeiros marítimos.

Entre os projetos de arquitectura apresentados no dossier, estão o Centro Olímpico de Treinamento (COT), em Jacarepaguá, com capacidade para receber 22 modalidades olímpicas, e o X-Park, na Zona Oeste, parque de desportos radicais a ser construído em Deodoro, para albergar as provas de ciclismo e canoagem.

As principais instalações dos Jogos, incluíndo a Vila Olímpica e os Centros de Imprensa e Televisão, ficarão nas proximidades do Parque Olímpico, na Barra da Tijuca.

arquitectura olimpiadas 2016 brasil rio janeiro
arquitectura olimpiadas 2016 brasil rio janeiro

A Lagoa Rodrigo de Freitas vai receber investimentos de 2,5 milhões de dólares para reformar o seu estádio de remo e uma arquibancada temporária para 10 mil pessoas. As provas de vela vão realizar-se no centro da cidade, na Marina da Glória, onde serão investidos 11 milhões de dólares em obras de revitalização.

Uma vez que um dos lemas destes Jogos Olímpicos é a preservação do meio ambiente e a sustentabilidade, serão focadas quatro áreas para a concretização desse objectivo: a conservação das águas, as energias renováveis, jogos com emissão de carbono zero e gerenciamento de lixo e responsabilidade social.

Um dos projectos de arquitectura desenvolvido sob estes pressupostos será implantado na ilha de Cotonduba, o que tem gerado algumas opiniões contraditórias.

arquitectura olimpiadas 2016 brasil rio janeiro
arquitectura olimpiadas 2016 brasil rio janeiro

Fonte: Obvious

Só espero que a organização do evento não atrase as obras, o que acho improvável, para depois esconder a corrupção e o desvio de dinheiro público, o que é comum no Brasil.

41 comentários:

  1. Sem dúvidas é a cidade mais bela do país.
    Tem tudo pra dá certo!

    ResponderExcluir
  2. hahhahahahahahahhahhahahahahaha....


    é a maior piada do século...

    ResponderExcluir
  3. Vai ser o comprovado mundialmente que esse país é um lixo!

    Fica uma pergunta: Quanto será que empresários e politicos vagabundos já desviaram de dinheiro público??

    ResponderExcluir
  4. e se o mundo acabar em 2012?? ha!!

    ResponderExcluir
  5. Vai ser o maior Fail diante do mundo TODO isso sim, do jeito q nossos políticos adoram roubar e essa péssima mania do brasileiro de deixar pra última hora, pode apostar vai fuder com tudo!

    ResponderExcluir
  6. Tem gente q só sabe torcer contra. Eu acredito q o Rio dará um show nas Olimpiadas como foi no Pan. Detalhe para os idiotas q não conhecem o projeto: As obras estão em dia!

    ResponderExcluir
  7. "As obras estão em dia!" AAAAAAAAahhhhhhhhhahahahahahahahhahahaha...
    "Tem gente q só sabe torcer contra." uhauhauhauhauhauhuhauhauha!!!!
    "Sem dúvidas é a cidade mais bela do país.
    Tem tudo pra dá certo!" - aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaahhhhhhhhhhhhahuauhhuahuauhauhuhauhauhuhauhauhauh...

    Fala sério.... As obras estão apavorantemente atrasadas, não só das olimpiadas como as da copa... Já desviaram caminhoes de dinheiro... Os nêgo tão buscando verba desesperadamente pq vai faltar dinheiro... pqp, galera... vcs têm q se revoltar mais e não achar q tudo é uma maravilha... o Brasil é uma vergonha pq tudo tá sempre bom como estiver!
    Alguém já ouviu falar do Qatar? Os caras teoricamente tem muito menos recursos que nós e já estão muito à frente do Brasil pra próxima copa ainda! VERGONHA! a china constrói uma ponte de 42km sobre o mar em 4 anos por 2 bilhoes e o nosso megamultibravíssimo país constrói uma de 2km, em 4 anos, por 1.2 bilhoes!

    VAI SER MAIS UMA VERGONHA COMO FOI O PAN, ONDE OS PRÉDIOS ESTÃO CAINDO AOS PEDAÇOS!

    ResponderExcluir
  8. piada... fala serio nao vai ficar assim mesmo,oubando do jeito que o governo ta o minimo que eles podem fazer é encher umas bolinhas e olhe lá kkkkkkk

    ResponderExcluir
  9. hasuahsuhsauahsuahsuahsuashush.... QUE PIADA NÉ, até parece que vai ficar assim mesmo, mais como todo mundo sabe..... É BOM SONHAR .. suhaushuah

    ResponderExcluir
  10. Em vez dessas pessoas ficarem reclamando deveriam tentar ajudar o pais.O brasil só e assim porque esses otarios só sabem reclamar.Fazem alguma coisa seus otarios protestam matem os coruptos sei lá mais assim não da pra ficar.O pais e uma marda por causa de pessoas como esta que comentaram.

    ResponderExcluir
  11. Porque quando fala de rio de janeiro só mostra essa parte do litoral? rsrsrs
    rapaz como se trata do Brasil acho muito dificil ficar assim

    ResponderExcluir
  12. lixo e portugal que ta pendindo dinheiro ate para china para tentar sair da crise ....

    ResponderExcluir
  13. ajudando nos estamos, pagando os impostos, mas esse lixo de governo que voces votam né, tiririca, dilma, agnaldo rayol vcfd

    ResponderExcluir
  14. Hahahahahahaha!
    Chega logo 2012 e acaba com essa palhaçada!
    Só com a catratofe do fim do mundo pro Brasil começar do zero e vamos ver se começa a crescer direito!
    Até lá, tomara que a Fifa acabe com a Copa e o COI acabe com as Olim-PIADAS!!!!

    ResponderExcluir
  15. O problema desse país são esses ignorantes eleitores do molusco e afins...
    Amo esse país...torço para que dê certo!
    Mas a população toma tapa na cara da sociedade e fica por isso mesmo! Continua elegendo Romário, Tiririca, etc...
    Dps reclama de corrupção, de leis que não protegem o cidadão... mas na hora de escolher um representante, brincou ou é idiota demais pra eleger um jogador que fez gols pelo time dele, mas q não sabe nada de nada...

    ResponderExcluir
  16. Em um país sério até acredito que ficaria assim, mas não no BRASIL,não mesmo.

    ResponderExcluir
  17. eu acredito que RJ tem todas as condições necessárias para se tornar uma cidade como a da foto

    ResponderExcluir
  18. com tanto dinheiro desviado querem que fique assim ?

    ResponderExcluir
  19. Isso foi pra rir né? HAUSHSUAHSUHSA..
    SOU do Rio e nunca vi algo desse tipo, em nenhum país, aposto que não será no Rio a primeira vez.

    ResponderExcluir
  20. Grande merda se fizerem uma bela Olimpiada. Isso é puro marketing e populismo. Queria ver se alguém levantava um dedo pra usar a mesma verba em educação...

    ResponderExcluir
  21. a obra (puxadinhos) dos estádios so vão terminar no dia da abertura do jogo, e maioria dele já tinha usado no jogo do PAN!

    Os shows da abertura do jogo.....samba e samba e mais samba....e muita mulher pelada.

    BELEZAAAAA....no 2016 tem 2 festas de carnaval....hehehe!

    O Trem-bala ainda ta no papel, que o governo ta lançando DECIMA licitação com previcao de inicio da obra no 2017 mas a obra so vai concluir no 2027!

    ResponderExcluir
  22. O brasil conseguiu trolar o comite olimpico dizendo que ia sediar as olimpiadas haushaushau

    ResponderExcluir
  23. Concordo com o anônimo ai de cima, esse país é uma piada...só tem político corrupto... que diga-se São Paulo, que corre o risco de ficar fora da copa porque nem estadio tem pra oferecer....huahauahua

    ResponderExcluir
  24. AAAAAATÁA, eles nunca que vão conseguir terminar tudo isso até lá !

    ResponderExcluir
  25. Pode até dar certo, com muito roubo, corrupção, gente morrendo em hospitais sem leito, de fome. Com esse dinheiro daria pra conquistar mais faculdades, escolas, melhorar salario de professores, a merenda escolar e ainda por cima, melhorar os salarios dos policiais que enfrentam os bandidos no RJ.

    ResponderExcluir
  26. Infelizmente não sei qual foi o propósito de Deus fazer com que eu fosse concebido e vivesse em um país desse nível...sujo, corrupto e que se diz atualizado, quando na verdade estamos anos atrasado e que só sabe cobrar imposto e o cidadão não tem direito a nada. Isso vai ser uma vergonha...não sou negativo mas é a pura verdade...o Brasil tem suas qualidades mas é um lixo de país.

    ResponderExcluir
  27. È queridos ,nós Brasileiros só sabemos reclamar!(outro anonimo)
    Infelizmente a realidade é bem triste, nosso pais é mto mascarado, o tempo todo pessoas "felizes " "de bem com a vida" tentam convencer a nação de q o país é rico !
    o país geogáfico pode até ser , mas não importa o q façamos seja em protestos virtuais ou físicos esse pais não tem chance , isso mesmo! O sonho acabou e não tem pão doce porcaria nenhuma!
    Políticos safados só pensam neles, a verdade todos os dias invade nossas casas mas passa ano e entra ano ta sempre a mesma coisa ou pior!
    E qualquer tentativa de tentar mudar o país lá em Brasilia seria frustante!
    Ou te matam ou vc nem eleito é afinal o que são as meras palavars se pessoas com um projto verdadeiro de mudança , perto do bolsa familia ¬¬
    Sem falar nas campanha milionárias dos candidatos de sempre!
    È UMA VERGONHA!
    ver candidato gastando rios de dinheiro pra fikar bonitão na foto (ou pelo menos tentar...)
    e pedindo para o o pobre todo acabado , simples e feliz votar nele , em troca de uma bolsa miséria...
    Aff vou parar por aki pq eu to revoltada D+ ¬¬ ...

    ResponderExcluir
  28. bem que eu queria acreditar que o rio ficaria assim...

    ResponderExcluir
  29. è pobre querendo fazer festa, no final da festa sempre pede um dinheiro para ajudar com a cerveja

    ResponderExcluir
  30. AHUAHUAHUHAUAHUAHUAHUAHUAHUHHAUAHUAHAUAHUAHUAHUAHAUHAUAHUAHAUAHUA
    O Brasil ja é uma merda, imagina isso dar certo no RJ então kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Vai ter ladrão roubando até cimento das obras pra revender nas favelas huaahuahauhauahauahuhauahu
    Brasileiro tenta se dar bem em tudo, que dirá os bandidos.
    Aiai que fiasco, só esperar a hora chegar e enfiar a cara num buraco quando viajarmos pra outros países e os gringos começarem com piadinhas sobre isso... (como se já não bastasse as piadinhas sobre os brasileiros que existem de monte, teremos que aguentar as que virão ainda...)
    Que lixo de país, que lixo.

    ResponderExcluir
  31. ATÉ PARECE QUE VAI FICAR ASSIM
    KKKKK
    NA VERDADE ESPERAMOS NÉ? E QUANTO OS BANDIDOS VÃO FICAR ONDE? VÃO SER OS SEGURANÇAS? KKKKKKKK

    ResponderExcluir
  32. Claro que o Rio vai ficar assim... assim como não existirão mais bandidos, todos terão direito a educação e faculdade, e o salário mínimo vai aumentar pra 2000 reais.

    ResponderExcluir
  33. Adorei o post, a descrição está fantásticas e as imagens estão linda, parabens pelo post.
    Também tenho um blog de viagens com muitas dicas para fazer viagens baratas e muito mais, dê uma olhadela o endereço é http://o-meu-passaporte.blogspot.com/

    Espero que goste.
    Cumprimentos

    ResponderExcluir
  34. Os políticos já comprovaram que se der tudo certo,
    RIO para a os olimpiadas de 2016 será assim
    http://farm2.static.flickr.com/1183/525195189_c8ee8c9094.jpg

    ResponderExcluir